Pokémon - Informações Extras

Pokémons são os animais que aparecem na série Pokémon.
Na série Pokémon, criada por Satoshi Tajiri em 1996, existem 493 espécies fictícias diferentes de pokémon, sendo que 492 já foram catalogadas. Dentre estas espécies, encontram-se espécies com evoluções, espécies lendárias, únicas e/ou sozinhas. Essas espécies apareceram em video games, anime, mangás e jogos de cartas. Uma espécie é totalmente diferente da outra em seu físico e emocional, assim como existem diferenças entre costumes e hábitos de cada uma delas. As espécies têm diferentes propósitos: algumas são usadas para batalhas pelos treinadores, outras vivem livres e protegem o mundo com seus poderes, como as espécies lendárias, e outras são usadas para fazer companhia às pessoas.
Cada uma das espécies tem poderes especiais que variam, de acordo com os 17 tipos básicos diferentes de cada uma. Certas espécies possuem dois tipos, que aumentam sua resistência a ataques de um outro tipo e/ou aumentam fraqueza quanto a outros.
Certas espécies podem tornar-se mais poderosas, e avançarem um estágio em sua forma física, psicológica, racional e ganharem poderes mais avançados, processo chamado de Evolução Pokémon. Outras espécies podem ser cruzadas e gerar um estágio anterior a ela, que são os Pokémon bebê.


Numeração e Pokédex
Os pokémons catalogados em cada região compõe a pokédex da região. A pokédex nacional é aquela que contém todos os pokémons. Eles são ordenados pelo seu número.


Espécie Pokémon
Espécie Pokémon é uma classificação dos pokémon presente nos jogos da série. Por exemplo, existe um pokémon chamado "Caterpie" (uma espécie de larva) e sua espécie é "Worm Pokémon" (Pokémon Verme). Há outras espécies de pokémons, como os pokemons Dragões,terrestres e etc...


Tipo
Os tipos Pokémon são características que todo pokémon possui, variando de 1 a 2 por espécie. Baseiam-se na aparência do pokémon. Exemplo: pokémons peixes são do tipo "Água", etc.
Estas categorias determinam as vantagens e desvantagens do pokémon e qual a natureza e a intensidade de seus ataques. Também concordam com o senso comum. Pokémons de "água" têm vantagem contra pokémons de "fogo".


Habilidade
Na Terceira Geração da série Pokémon, ou seja, a partir dos jogos Pokémon Ruby & Sapphire, todos os Pokémon passaram a ter uma Habilidade (em inglês, Ability), também conhecida como peculiaridade (em inglês, trait). Abaixo, um pouco mais sobre as características dos Pokémon.
Existem dois tipos de Habilidade num Pokémon: alguns tem somente uma Habilidade. Outros têm o que chamamos de Habilidade Dupla, ou seja, este Pokémon pode ter tanto uma Habilidade quanto outra, mas nunca terá as duas ao mesmo tempo.
O status de cada pokémon varia pelo sexo, tipo etc.. Os pokémons cada vez que passam de níveis, ganham pontos em seu status, o que faz ele ficar melhor para ser usado em batalhas.


Ataques
Cada pokémon pode aprender diversos ataques, fracos ou fortes. Existe alguns pokémons com capacidades únicas que só eles adqüirem. Existem ataques que são utilzados para ferir o adversário e outros que fortalecem ataques de um tipo ou que enfraquecem os adversários diminuindo seu ataque, sua defesa, velocidade etc.. Os ataques possuem precisão, força e a quantidade de vezes que você pode usar sem restaurar o pokémon no Centro Pokemon.


Estágio e evolução
Evolução, no universo Pokémon, é o termo usado para quando um pokémon evolui, ou seja, muda de forma, acompanhado de uma melhora em seus atributos. Deve-se frisar que não é uma evolução do ponto de vista biológico, mas sim como uma metamorfose do indivíduo.
Os pokémons do anime geralmente compartilham da decisão de Pikachu, que não prefere evoluir. Também é citado que o pokémon que não evolui mantém sua versatilidade em detrimento das habilidades que ganharia se evoluísse (certos ataques só podem ser adquiridos em determinados level).


Categoria
Além de serem divididos em tipos, grupos, espécies e cores, os pokémons também são separados em categorias, um conceito que foi incluído na Pokédex dos jogos Pokémon FireRed & LeafGreen.
As categorias dividem os pokémons pelo habitat onde vivem. A lista abaixo está classificada pelo número na Pokédex.

Gênero, grupo, cruzamento e ovo
O Cruzamento Pokémon é um assunto misterioso, abordado de forma muito marginal na série de animação (por causa da idade de seu público alvo). Só ocorre nas fases finais da série, quando descobre-se que os Pokémons botam ovos e existem os gêneros macho e fêmea. Embora seja bem aceito que eles de fato se reproduzam (várias vezes aparecem Pokémons filhotes) nada é mencionado sobre o ato sexual propriamente dito.
Um pokémon só pode se reproduzir com outro pokémon do mesmo grupo. Um grupo Pokémon é uma característica exclusiva do universo Pokémon. Esta classificação permite a um Pokémon se reproduzir de acordo com o seu grupo. A aparência e o tipo do pokémon é o que define em que grupo ele se encaixa.
Isto também permite que um pokémon cruze com outro Pokémon, não precisando serem da mesma espécie, sendo somente de mesmos grupos e sexos opostos. Mas como cada pokémon pode ter até dois grupos, o Pokémon que possui um par de grupos poderá cruzar tanto com pokémons de um grupo como de outro. Depois da reprodução, um ovo aparece, e o filhote será da mesma espécie da mãe (caso um Ditto seja usado, será igual ao outro Pokémon), e podera ter ataques que ele não poderia ter naturalmente como, por exemplo, se um Paras/Parasect fêmea se reproduzir com um Venonat/Venomoth ou Butterfree macho que tenha o ataque Raio Psíquico (Psybeam), nascera um Paras macho ou fêmea com o ataque Raio Psíquico.


Pokémons lendários
Ubers, palavra alemã que significa "acima", é uma forma de identificar pokémons conhecidos como Lendários. Eles Fazem parte de lendas do mundo pokémon inteiro (como os 3 pássaros lendários). De uma Região(Groudon,no caso de Hoenn),De uma cidadela(No anime e filme, Lugia só é conhecido nas Ilhas Chamute)ou nem tem conhecimento de sua existência (Mewtwo, as únicas pessoas que têm conhecimento documentado sobre elas foram seus criadores e depois elas morreram e seus documentos foram destruidos, mas Giovanni, líder da equipe Rocket, sabe da existência do Mewtwo e da localização da New Island, aonde o Mewtwo fora criado).
Eles tem um poder fora do Comum e só existem um no mundo de cada espécie(Com duas exeções, o Lugia, pois foram encontrados pai e filho, e Latios e Latias),Mas eles costumam fazer amizades com treinadores.
Possuem status elevados comparado a pokémons comuns, por isso são proibidos de participar de torneios de batalhas entre treinador pokémon
Eles são:

Kanto
Articuno
Zapdos
Moltres
Mewtwo
Mew

Johto
Raikou
Entei
Suicune
Lugia
Ho-Oh
Celebi

Hoenn
Regirock
Regice
Registeel
Latias
Latios
Kyogre
Groudon
Rayquaza
Jirachi
Deoxys

Sinnoh
Uxie
Mesprit
Azelf
Dialga
Palkia
Heatran
Regigigas
Giratina
Cresselia
Phione
Manaphy
Darkrai
Shaymin
Arceus


Pokémon Shiny
Pokémon Shiny são Pokémon que tem uma coloração diferente de outras espécies que quando entram em batalha, soltam um brilho em forma de estrelas.
Você sabe que um Pokémon é shiny porque aparecem brilhos quando ele entra na batalha. A chance de se encontrar um Pokémon shiny é de 1 em quase 9000, mas não quer dizer que após de 8999 batalhas um shiny certamente vai aparecer na próxima.

Todo Pokémon tem um brilho
Com certeza você já deve ter percebido que, tanto no anime quanto nos games Pokémon, existem certos bichinhos de cor diferente de sua espécie. Pokémons como o Noctowl do Ash ou como o Gyarados Vermelho do Lago da Fúria. Esses Pokémon de cores diferentes são chamados de Pokémon Shiny. Todos os 493 Pokémon existentes têm uma forma Shiny, inclusive os Pokémon únicos, como o Mew (azul) e o Celebi (rosa). Para encontrá-los, tem que ter sorte. É como achar um Pokémon normal, andando nas gramas, nadando ou em alguma caverna.

Toda moeda tem dois lados
É dito que, as chances de encontrar um pokémon Shiny são de 1/8192. É claro que com Pokémons mais comuns (como o Zigzagoon, o Pidgey, o Poochyena e o Rattata), a probabilidade de um Pokémon Shiny dessa espécie surgir é maior, por ser mais fácil de encontrá-los. Com os Pokémons únicos (como o Lugia, o Ho-oh, o Zapdos, o Moltres e o Articuno, os três Cães Lendários, o Mewtwo, o Mew, o Celebi, Jirachi, Rayquaza e etc), o caso é diferente. Já que você pode pegar eles apenas uma vez no jogo, a chance de encontrá-lo shiny é muita pequena, como a de um Celebi. Para encontrá-lo shiny, as chances são de 1/1.452.892. Assim como seus VDs e Natures são criados aleatóriamente antes de iniciar uma batalha com cada um deles, existe a chance dele vir shiny ou não - algo do qual depende de sua Personality Value (mesmo recurso usado pra definir se um Wurmple evolui pra Cascoon ou Silcoon).


Habilidades dos Pokémon Shiny
Apesar dos Pokémon Shiny serem difíceis de serem encontrados, eles não contam com golpes exclusivos ou força descomunal. Nos games Gold, Silver e Crystal, Pokémon Shiny tinham todos os seus VD's (Variavel de desenvolvimento) em 10, ou seja, os Pokémon Shiny podem ser um tanto mais fracos que os normais. Eles não têm nada de especial, apenas foram privilegiados com uma coloração diferente dos outros.
Em Ruby/Sapphire/Emerald/Fire Red/Leaf Green, seus VD's não são alterados. A única coisa que o Pokémon Shiny faz é não deixar você escapar de jeito nenhum das batalhas. Pelo menos em Gold/Silver/Crystal.


Usando o Pokéradar
Em Pokémon Diamond & Pearl, usando o Pokéradar é possível encontrar Pokémon shinies (muito raramente) quando o matinho fica mudando de cor e soltando brilhos. Certifique-se de chegar lá sem encontrar nenhum outro selvagem, ou poderá perde-lo.


Pokérus
Pokérus é um vírus Pokémon que faz com que o pokémon ganhe mais eforts nas Batalha que normalmente ganharia sem o Pokérus. Se um Pokémon no seu time é infectado, ele pode infectar os outros do seu time também.
O vírus pode sumir variando de 1 dia a 3, mas se você colocar o Pokémon infectado no Pc(Box), "ele demorará mais para sumir", lembrando que é impossivel impedir que o pokérus acabe (você pode retardar seu fim, mas um dia quando tirar o pokémon infectado pelo pokérus e for treinar por aí, o pokérus vai acabar), então aproveite-o bem pois quando o pokérus acaba, o pokémon que estava infectado fica imune ao pokérus(nunca mais vai poder pega-lo de novo).
Na versão Emerald o Pokérus tem duração de 1 dia (fora do box). Nas versões Safire e Ruby são 3 dias de duração, e na Fire Red e Leef Green (Não há relógio nestas versões, então o Pokérus nunca some), Mas depois de mais ou menos 1 semana (fora do box) o pokérus perde o efeito, ele continua presente, mas pára de fortificar seu pokémon.
Para pegar um pokémon com Pokérus, o jogador pode ficar muitas e muitas horas caçando um pokémon selvagem que tenha o Pokérus, que é praticamente as mesmas chances de achar um pokemon shiny (uma chance em oito mil e pouco), isso depende muito da sorte. Mas também a um meio que poucos conhecem: O pokémon Yanma tem 50% de chances de vir com Pokérus (mas ele é um pokemon de Johto), nas versões Fire Red e Leef Green ele está disponível na 6ª ilha de Sevii Island, em Ruin Valley.

0 PokéComentário:

POKÉMON FIELD - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS